Arraial d’Ajuda

Sempre foi vanguarda. Antes de se falar em turismo ecológico, o povoado já sabia onde estava sua riqueza.

24 amplos e aconchegantes apartamentos, com acesso privativo e varanda, rodeados por jardins com várias espécies de vegetação da Mata Atlântica.
O Arraial D’Ajuda é conhecido no Brasil e em muitos países pela beleza de suas praias em meio à natureza exuberante da Mata Atlântica, em plena Costa do Descobrimento, onde teve início a história do Brasil. O meio mais utilizado para se chegar ao Arraial é através da travessia de balsas no Rio Buranhém, onde belas paisagens como manguezais, arrecifes e o encontro do rio com o mar, podem ser avistadas durante o passeio.

Descoberto pelo movimento hippie na década de 70, o Arraial d´Ajuda ganhou fama internacional com sua simplicidade elegante e pela  magia que encanta a todos que passam buscando um reencontro com a natureza, sem abrir mão do conforto.

São 12 km de litoral que estão entre os mais bonitos da costa brasileira. As falésias beiram o mar e os recifes formam piscinas naturais de água morna. As praias do Apaga-Fogo, Araçaípe, Mucugê, Pitinga e Taípe variam entre desertas ou muito freqüentadas, cercadas por coqueirais ou vegetação de restinga.

No centro da cidade encontram-se galerias e mini shoppings, que começam a funcionar no final da tarde e só fecham na madrugada, além de vários restaurantes, onde é possível apreciar desde a culinária baiana até pratos internacionais.

Artistas de todos os quadrantes visitaram Arraial D’Ajuda. Muito deles tem casa lá e voltam sempre, criando coisas do arco da velha e fazendo arte do outro mundo.

Com 3.500 leitos distribuídos entre hotéis, resorts (5 estrelas) e pousadas, todos com arquitetura integrada à natureza, o bucólico Arraial oferece noites deslumbrantes que só terminam com a chegada do sol, nas paradisíacas praias do Apaga-fogo, Araçaipe, Mucugê, Pitinga e Taípe.

Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda
Construída em 1549 pelos jesuítas e reconstruída em 1772, fica num outeiro um pouco afastado da costa. No frontão, o medalhão central invoca Nossa Senhora D’Ajuda, santa venerada em romaria desde meados do século XVI, quando foi descoberta uma fonte milagrosa. Em torno desta pequena igreja de romaria foi se formando o arraial que ganhou o seu nome.

Estrada do Mucugê (caminho da praia)
Principal rua da cidade , concentra grande número de bares e restaurantes e o ‘agito’ noturno do vilarejo, já famoso.
Venha você também para Arraial D’Ajuda.